O poder de uns biscoitinhos

Pousada na Mantiqueira - SP
Contam-me as irmãs, pois não lembro do fato, que em uma noite de sábado, nosso irmão se preparava para ir encontrar a namorada. Levava uma caixa de bombons. Dessas amarradas com fita. Pedi um bombom daquela caixa. Ele desamarrou o laço, tirou o bombom e levou a caixa com um buraquinho vazio. A namorada diz que gostou do presente, mesmo com o laço torto. Ele não está mais aqui para confirmar, e a história virou símbolo de sua gentileza e cuidado.

Gentilezas. Um amigo sansei ensinou que os japoneses, quando sabem que serão cumprimentados, como no dia no aniversário, carregam pequenas lembranças, como balas ou bombons, e oferecem a quem os cumprimenta como retribuição. Fazem o mesmo quando recebem um presente.

Gentilezas.
Segundo tema do método Joanino de educar marmanjos.
Por que contei as duas historinhas? Para espantar os ogros convictos. Se você ainda está lendo, ânimo, nem tudo está perdido...

Gentileza é assim.
Você é que sempre vai à casa da moçoila? Porque ela mora e você acampa, ou porque lá tem sempre sobremesa e na sua geladeira só tem meia cebola do mês passado e uma cerveja aberta, ou porque você mora com os pais, ou tem um mês que não varre o chão, seu filhinho de 30 anos ainda não aceitou sua separação da mãe dele... Não importa o motivo. Se for frequentador contumaz, leve um agrado.

Sugestões:
- dois bombons. É... um pra cada um. Não vai querer parecer muquirana.
- uma flor. Não precisa um buque inteiro.
- se não tiver dinheiro para caviar, serve um frango assado. Se precisar, tenho um amigo que conhece os melhores.
- pão quentinho. Se ela estiver de regime, você come. Importante é o gesto.

Teste seus novos conhecimentos.
Sabe aquele dia que você está um saco? Não? Algumas pistas para ajudar. Seu time foi rebaixado para a segunda divisão pela terceira vez em sete anos, e o time do seu vizinho bacana - aquele que te obriga a deixar seu carro espremido contra a pilastra para caber a Toyota Hylux dele - foi bicampeão da primeira. Nesse dia, você provavelmente está um saco.

Sua ex-mulher te lembrou pela 246ª vez o quanto você foi canalha com ela em 1987, e você detesta esse episódio. Não porque se sente culpado, mas porque ele te lembra que a canalhice é arte para poucos.  Nesse caso, com certeza você está um saco.

Especialmente nesses dias, se for visitar a moça, faça uma gentileza. E diga: estou um saco hoje... Compare os resultados do método 1 hora depois.

Não funciona com a sua moça? Circula, mané! Ela não te quer mais.
 

Comentários

Postagens mais visitadas