Quem é Joana

O vale do Rio Joana
Foto tirada de  -26° 59' 12.80", -52° 5' 9.33"
Joana é um rio. E uma colônia italiana que herdou seu nome e cresceu escondida em um vale nas montanhas de Santa Catarina. Joana também é minha primeira sobrinha neta.
Dizem - como dizem de qualquer lugar onde alguém veja magia - que quem bebe água do Joana nunca se cura. E volta. Porque sempre tem sede. Joana é meu berço, é o colo de todos os que ela alimentou. E sua história, da primeira, a que deu nome ao rio, se perdeu.

É uma pena que os livros de história abordem de forma tão superficial essas comunidades: os imigrantes, trazidos  ao Brasil para substituir a mão de obra escrava, trouxeram novas técnicas para a agricultura, a indústria, aculturaram-se e... o que mais? Pouco, quase nada. Espero que logo os descendentes desses colonos possam contar sua própria história, compartilhar as loucas e duras aventuras de seus ancestrais, escorraçados de seus paises de origem na Europa - como massa excedente - e sua busca por dignidade em outros mundos.
Alguns encontraram Joana...

Outras fotos
http://www.flickr.com/photos/mari_lucia/sets/72157603714703588/


Comentários

  1. Meu berço amado !! Que nunca será esquecido .. Quem derá meus filhos pudessem nascer nesta terra abençoada ... Quem dera pudessem eles correr pelos campos verdejantes e cheios de vida como eu corri !!
    Ohh infancia Linda que JOANA me proporcionou ...

    Adorei o Blog Tiaa !!!

    Sua sobrinha preferida Monica ( hahahaha, acho q vou apanhar )

    ResponderExcluir
  2. Quão sencível e saudoso este olhar,que tudo vê...neste calmo pensamento fértil faz geminar sua grande atitute do bem querer...parabéns tuka oliveira

    ResponderExcluir
  3. O bom de ter sobrinhos, Monica, logo você vai descobrir, é que dá para ter vários preferidos. E o melhor: nenhum traumatiza... hehe

    ResponderExcluir
  4. Ei Tuka! Obrigada. Que gentileza! E que feio a minha demora em agradecer. Vou me penitenciar.

    Grande beijo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas