Eleições 2018 e as mulheres

Essa eleição será decidida pelo voto feminino. Basta ver as pesquisas.

Não se trata apenas de uma disputa entre candidatos a presidente, partidos, direita e esquerda. Estamos disputando duas formas de estar e agir no mundo. Opostas. Elas dizem respeito às mulheres, mas seus efeitos são amplos. Por quê? Porque ainda são elas que educam meninos e meninas da geração seguinte.

Portanto, o modo de estar e agir no mundo que vencer terá grande influência nos próximos anos e gerações.

É emblemático que a disputa tenha sido reduzida nos últimos dias a feias x bonitas, depiladas x cabeleiras, gordas x magras, saradas x macias, limpas x sujas... uma disputa de corpos. Sempre o corpo, sempre a sexualidade.

A redução da disputa ao corpo não é por acaso: o corpo pode ser controlado, domado. Seja pela força de outro corpo, seja pela auto disciplina: não comer, malhar, depilar, modelar, não desejar.

Também não é por acaso o conteúdo da enxurrada de imagens falsas atribuídas às manifestações de sábado, dia 29. Corpos de mulheres. Corpos nus, simulação de sexo, de necessidades fisiológicas. Corpos cheinhos, não malhados, não depilados. Ou seja, não controlados ou domados, corpos rebeldes.

Fazem esquecer com isso, propositadamente, que a disputa é outra e que está além do corpo ou sua forma.

A disputa das mulheres nessas eleições é entre a razão e o medo irracional, irrefletido. Entre a ignorância tranquilizadora e o conhecimento, mesmo que doloroso. Entre o afeto e a indiferença. Entre a autonomia plena e o horror de ter que ser "validada" por um homem. Entre a força criadora e a contemplação da musa idiotizada. Entre a liberdade do corpo e do espírito e as cordas e fitas dos padrões impostos ou auto impostos.

E quanto aos homens nessa equação? Notem, amigos, irmãos, companheiros, não buscamos vingança pelos 15 mil anos de mando sobre nosso corpo e espírito, buscarmos igualdade.

Se essa também é sua busca, seja bem vindo à luta. Ela não termina com as eleições de 2018.

Imagem:GABRIELA BILO
Crédito:ESTADAO

Comentários

Postagens mais visitadas