O Brasil saiu do armário - resposta a comentário

Este texto é a reprodução da resposta ao comentário do meu amigo Anônimo no post "O Brasil saiu do armário". Como ficou longa, alguns navegadores poderão mostrar o texto interrompido. Por isso reproduzo aqui.

O comentário:

A reprodução da resposta:

hum... como você continua Anônimo, fico à vontade para fazer suposições. Por exemplo, suponho que você seja muito jovem. Então, continuo à vontade para dar sugestões, como faria a um de meus sobrinhos, ok? 

Discutir com base na Veja é complicado. Tente as sugestões da titia...
Se quiser um jornal mais conservador, leia o Estadão ou Isto é (atendem bem). Se prefere uma revista que assume abertamente a posição política e tem bons articulistas, a Carta Capital. Se quer uma crítica feroz contra o governo Lula, mas consistente, leia Caros Amigos, especialmente José Arbex e Gilberto Felizberto Vasconcelos. Se quiser ler o porta voz da provável oposição ao governo Dilma, que poderá surgir em torno de Aécio Neves, vá logo ao oficial, o Estado de Minas.

Um artigo do Reinaldo na Veja com título "discurso vigarista da canalha... fascistas assanhados..." não me soa consistente para começar uma discussão sobre tema tão melindroso.

Tem razão sobre Andre Singer e também Chaui. Trata-se de suas impressões. Até porque eles falam de ciências humanas e não de exatas. E as teorias nessa área começam assim mesmo, com impressões colhidas, debates de idéias, opiniões e, posteriormente, onde couber (nem sempre cabe nessas ciências) os dados concretos.

Se a classe média pagará a conta dos pobres? Aqui é ciência exata. O IBGE diz que a distribuição de renda ocorrida nos últimos anos não empobreceu a classe média. E, querido sobrinho, vou confessar um segredo: como classe média que também sou, tenho uma vida confortável (conquistada ao custo de muitas páginas viradas). Se me disserem que para acabar com a miséria terei que abrir mão de uma parcela do meu conforto, eu topo pagar o preço.
Sobre esse tema, tem um texto de Frei Beto, na Caros Amigos de set/10, onde ele diz, por exemplo, que se o aumento de 6,4% nas fortunas dos 10% mais ricos do mundo - ocorrido entre 1988 e 2002 - fosse distribuído, seria suficiente para duplicar a renda de 70% da população da terra. Não é exatamente um alto preço individual a se pagar...

Se a reforma tributária virá? Eu acredito que sim. E em pontos que poderão fazer a classe média espernear, como a tributação progressiva. Mas aqui, se você disser que é uma profissão de fé minha, acato.

Juizo, menino!


Comentários

  1. Ahahah, vc apagou meu comentário! Bem PTway! Quem controla a informação, controla o poder. Exatamente como querem os petistas...

    Tô começando a desconfiar que você não pertence ao grupo dos militontos ingênuos... tem alguma boquinha? Porque petista ou é militonto, ou é cabo eleitoral buscando uma boquinha, ou já tem uma boquinha...

    Pode até apagar de novo, mas sei que vc vai ler.

    ResponderExcluir
  2. Apaguei? Não apaguei comentário. Onde postou?
    Se foi no outro post, como expliquei aqui, trouxe a discussão para este porque aquele excedeu o tamanho.
    Poste aqui, por favor.
    A propósito, você está ficando agressivo, ou é impressão minha?

    ResponderExcluir
  3. Claro, escrevi um tratado e vc deletou... enfim, resumindo: leia o artigo da Veja, na boa. Eu li o que vc me recomendou, de mente aberta. Citei até a chiquérrima falácia ad hominen, que vc usou desmerecendo o veículo (Veja) e não o conteúdo. Citando o André Singer, estamos passando por uma polarização política, que pode levar a extremos, e ao totalitarismo, que pode ser tanto de esquerda, quanto direita...

    Outra coisa: o fato da classe média não ter ficado mais pobre não significa que ficou mais rica. O problema é que a classe média se sente desmerecida, está pagando a conta que deveria ser paga pelos ricos - que estão mais ricos. E o pior, continua tendo que arcar com tudo (colegio dos filhos, plano de saúde, etc) se quiser continuar a ser classe média.

    E como vc vê esse aumento de imposto que o Lula pretende fazer ainda no seu governo, o tão temido retorno da CPMF?

    Não acha mais uma traição do PT? Ou vc acredita no discurso dele "Se alguém souber de onde tirar dinheiro, por favor me diga!". Eu diria, lembrando o Sademberg da CBN: "já tivemos CPMF e a saúde era tão ruim ou pior do que é hoje"... E ai?

    ResponderExcluir
  4. Achei o seu tratado. Foi parar no anti span do Blogger. Vou liberar. Apesar de que... você realmente estava ficando agressivo. Coisa feia, xingar daquela maneira...

    ResponderExcluir
  5. O seu problema é que é tão inteligente quanto está mal acompanhada. É uma combinação funesta. E vc pode pensar em mim como o daemon socrático, que sopra a verdade, sob o custo da felicidade pegajosa e confortável.

    ResponderExcluir
  6. Mal acompanhada é? tisc tisc... Vou deixar meus companheiros se defenderem dessa...

    Daemon Socrático? Isso me pode ser bem útil. Preciso apresentar um texto de Sócrates em breve. E nem comecei a ler...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas