O Brasil saiu do armário

Nunca será demais relembrar a história enquanto ela nos ensinar.

Jose Kura - Painel Origens
Rodoviária de Chapecó - SC
Com isso em mente, o artista alemão Gunter Demnig criou as Stolpersteine, "Pedras de Tropeço". Pequenas placas douradas, de 10 x 10 cm, pregadas ao chão, em calçadas de cidades da Alemanha, Áustria, Hungria e Holanda, por enquanto. Cada uma traz o nome, data de nascimento e data de deportação de uma vítima do holocausto. São fixadas na calçada diante do último local onde a pessoa morou enquanto ainda era livre para ir e vir. Estão lá, pedras no meio do caminho, para que não nos esqueçamos, ao senti-las sob os pés, o horror de que somos capazes.

Por que lembro disso? Porque, e não sou eu que digo, o preconceito foi um dos pilares de sustentação do holocausto. E isso não pode ser esquecido.

As manifestações preconceituosas espalhadas na noite em que se anunciou a vitória de Dilma Roussef para a presidência da república, não chocam apenas pelo teor, mas também pela origem.
(Tome um engov e veja algumas citadas por Lola Aronovich. Link no final do texto)

Essa forma de preconceito sempre esperamos daqueles que chamamos elite. A surpresa foi ver sua manifestação entre nossos pares da classe média.
É fato que a classe média sempre foi assombrada pelo fantasma da pobreza. É mais fácil perder um bom emprego, o pequeno negócio, a fazenda e empobrecer do que ir para o andar de cima. E o risco de descer não era fantasia, era bem real num país em constantes crises. Distribuir renda, apesar de todos se dizerem favoráveis, era perigoso. As grandes fortunas poderiam não ser suficientes para tanto pobre. E o saldo devedor da conta sobraria para a classe média pagar.

Então veio a boa surpresa. O país estabilizou, cresceu o suficiente para distribuir, a distribuição se multiplicou e a classe média não perdeu, até ganhou. Perfeito! Vamos comemorar todos juntos?
Aí veio a segunda surpresa, e o choque, o Brasil da classe média sai do armário e expõe seu preconceito contido, mantido sob rédeas curtas até se sentir encorajado pelo aparente anonimato que a internet oferece. Preconceito de classe, contra pobre, contra a nova classe média recém saída da pobreza. Preconceito que quer matar, exterminar, de uma magnitude inesperada.

O que justifica tamanha ira?
Será, como concluiu Darcy Ribeiro, depois de uma vida tentando nos decifrar, que o barro que nos moldou brasileiros tem a semente do melhor e do pior? Teremos a "cicatriz de torturador impressa na alma e pronta a explodir na brutalidade racista e classista"? Mas também a alegria e solidariedade únicas? Será que "A doçura mais terna e a crueldade mais atroz aqui se conjugaram"?

Ou estaremos apenas ressentidos com a perda das pequenas benesses que a miséria pode proporcionar?
Seremos apenas hipócritas bradando por anos que o país é desigual, a miséria inaceitável, absurdo!!!, enquanto trazemos para nossas casas de boa família uma menina do interior, pronta a fazer as tarefas que consideramos indignas, varrer nosso chão, lavar nossas calcinhas, enquanto nossos filhos bem educados pregam a morte de quem julgam brasileiros de segunda classe no computador da sala ao lado?

Meus amigos... essas meninas agora estão na universidade também. E queira o destino que esses filhos da classe média beijem suas bocas, encontrem seus corações, e que dessa união nasça o antídoto contra esse preconceito que nos assombra, que bate à nossa porta e enche nossas caixas postais.

Escreva Lola Escreva - Lola Aronovich
http://escrevalolaescreva.blogspot.com/2010/11/queridos-jovens.html

Mais sobre as "Pedras de Tropeço"
http://www.dw-world.de/dw/article/0,,3001116,00.html

Andre Singer - trechos da entrevista ao Valor Economico, por Maria Ines Nassif
http://tiny.cc/4zxl3

.

Comentários

  1. Um contribuição à este assunto, do "inimigo": http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/o-discurso-vigarista-da-canalha-que-lucra-ao-jogar-o-brasil-contra-o-brasil-ou-os-fascistas-do-bem-estao-assanhados/

    Sobre o artigo do André Singer, concordo que está havendo uma polarização da política, o que é interessante, já que os dois lados são tão parecidos... e quem lucra é o PMDB, DEM, etc - Severinos Cavalcantis da vida, aliados de Lula.

    Agora, a opinião do ódio da classe média que está perdendo seu status... pareceu mais opinião do que ciência, pois ele não ofereceu nenhum dado concreto. Da minha parte, como representante da classe média, não me importo se os miseráveis subam na pirâmide social, é bom para a economia, todos ganham. O problema é que quem está pagando a conta é a classe média.

    Poderíamos argumentar que este é a fase 1 do plano, primeiro destruir a miséria, depois fazer uma reforma tributária justa.

    Mas, ou cético, e a manobra de Lula querendo trazer para sí o desgaste político da volta da CPMF para deixar livre o terreno para re-eleição de Dilma apenas confirma o programa de manipulação e compra de votos para a perpetuação da PTcracia no poder.

    ResponderExcluir
  2. hum... como você continua Anônimo, fico à vontade para fazer suposições. Por exemplo, suponho que você seja muito jovem. Então continuo à vontade par dar sugestões, como faria a um de meus sobrinhos, ok?

    Discutir com base na Veja é complicado. Então as sugestões da titia.
    Se quiser um jornal mais conservador, tente o Estadão ou Isto é.
    Uma revista que assume abertamente a posição política e tem bons articulistas é a Carta Capital.
    Se quer uma crítica feroz contra o governo Lula, mas consistente, leia Caros Amigos, especialmente José Arbex e Gilberto Felizberto Vasconcelos.
    Se quiser ler o porta voz da provável oposição ao governo Dilma que poderá surgir em torno de Aécio Neves, vá logo ao oficial, o Estado de Minas.
    Um artigo do Reinaldo na Veja com título "discurso vigarista da canalha... fascistas assanhados..." não me soa consistente para começar uma discussão sobre tema tão melindroso.

    Tem razão sobre Andre Singer e também Chaui. Tratam-se de suas impressões. Até porque eles falam de ciências humanas e não de exatas. E as teorias nessa área começam assim mesmo, com impressões colhidas, debates de idéias, opiniões e, posteriormente, onde for possível (nem sempre o é nessas ciências) os dados concretos.

    Se a classe média pagará a conta dos pobres? Aqui é ciência exata. O IBGE diz que a distribuição de renda ocorrida nos últimos anos não empobreceu a classe média.
    E, querido sobrinho, vou confessar um segredo. Como classe média que também sou, tenho uma vida confortável (conquistada a custa de muitas páginas viradas). Se me disserem que para acabar com a miséria terei de abrir mão de uma parcela do meu conforto, eu topo pagar o preço.

    Sobre isso tem um texto de Frei Beto, na Caros Amigos de set/10, onde ele diz, por exemplo, que se o aumento de 6,4% ocorrido entre 1988 e 2002 nas fortunas dos 10% mais ricos do mundo fosse distribuído, ele seria suficiente para duplicar a renda de 70% da população da terra.

    Não é exatamente um alto preço a se pagar...

    Juizo, menino!

    ResponderExcluir
  3. Ahahah, você caiu direitinho. Sabia que iria nessa direção, usando o Argumentum ad hominem (http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_hominem). Sequer leu o texto que lhe enviei, só porque era da Veja. E depois a suposta "Direita" que é conservadora. que é preconceituosa. Vc cita nomes, não fatos. "10% mais ricos do mundo" não é classe média, é? Como disse, vou ler sim, esses textos que vc indicou, estou aberto a novas idéias - sou jovem, coisa que você e os petistas fundamentalistas parecem não estar, continuam defendendo um canalha que faz aliança com que há mais de podre e retrógrado nesse pais, se apegando desesperadamente numa fã idéia de que o lulismo e o petismo sejam diferentes dos outros partidos políticos, endossando a continuidade no poder de uma turma que pode causar um grande mal a nação com seu sistema de compra de votos. A pior mentira é a que contamos a nós mesmos. Vc tem razão, está velha mesmo, titia, não consegue mais mudar, não consegue mais aprender. É melhor seguir cegamente velhos hábitos e velhas teorias do que encarar a dura verdade: o PT não é mais o mesmo. Para mim, quem defende o PT ou é mal informado ou tira proveito próprio, ou é um pobre idealista ingênuo. Fico pensando como vocês justificam a saída de Marina Silva, Heloísa Helena, Plínio de Arruda Sampaio... são traidores? Faça um esforço, de mente aberta, e leia o texto. Ou vc tem medo de encontrar alguma verdade lá? Será que você consegue? Será que uma petista, que obviamente está muito acima de nós, pobres mortais idiotas que não conseguimos ver a santa verdade da inquisição, tem medo? Tem muita coisa em jogo, né? Amizades, gente que vc convive, todos de "esquerda", há anos... melhor deixar quieto, né? É melhor reinar no inferno do que servir no paraíso, com o diria Mefistófiles.

    ResponderExcluir
  4. De fato, caprichou! E tem razão sobre o Argumentum ad hominem. Mas não pensei nisso quando o usei.
    Não leio Veja e alguns outros impressos. Já li muito. Na falta de tempo para ler tudo tive que escolher. E a Veja ficou no caneco...
    As idéias novas prefiro buscar em outros, como os que estão na lista de referências aí em cima.

    Agora as más notícias. Não sou petista, apesar de já ter votado e feito campanha para vários candidatos do PT. E tenho muitas críticas ao partido. Também não defendo PSDB, evidentemente. Mas respeito vários de seus nomes. Seus e de outros partidos à esquerda e à direita.

    Só não sei porque estamos discutindo partidos políticos. Ah sim... porque você trouxe o tema. O que leu nos meus textos são impressões que colho da sociedade em que estou inserida, sem me preocupar com a inclinação política de quem a emite. Gostaria de saber quais são as suas impressões da sociedade em que vive...

    Não vou responder às suas agressões. Apenas um comentário: se você me conhece, é evidente que me odeia. Nesse caso, hombridade meu caro, saia de trás do toco e venha me confrontar pessoalmente. É assim que se vira homem. Se não me conhece, as agressões que escreveu comprovam exatamente o que digo nos textos: ódio e preconceito.

    ResponderExcluir
  5. Vou resumir meus motivos numa única palavra: curiosidade.

    Eu consigo entender que quem recebe bolsa família vote na Dilma e considere Lula o melhor presidente que este país já teve. Entendo também que quem está desfrutando da boquinha obviamente precise votar para continuar desfrutando.

    Mas não consigo entender quem não pertence a estes dois grupos, que saiba e admite que o PT se tornou um partido corrupto que compra alianças como qualquer outro partido deste pobre país, não consigo entender como alguém que veja isso com clareza possa ter votado no terceiro mandata disfarçado do Lula, sob o risco das instituições democráticas.

    Não se trata aqui de defender o PSDB, ou qualquer outro partido. Trata-se de defender a democracia e seu principio mais básico, que a diferencia da ditadura: a alternância de poder.


    Então, satisfaça a minha curiosidade e me diga: por que você apoiou a Dilma?

    ResponderExcluir
  6. Poderia me demorar nessa resposta. Explorar várias razões.

    Li um comentário de Saramago recentemente. Disse que para simplificar, quando perguntavam porque era comunista, respondia: é hormonal. Assim como tem hormônio da reprodução, do crescimento, também tem o hormônio do comunismo.

    Diria o mesmo. Ser de esquerda é hormonal. (sem confundir ser de esquerda com votar na esquerda). E isso é difícil de explicar para quem não tem o hormônio.

    O fato de 35 milhões de pessoas terem deixado a pobreza, por exemplo, faz uma sociedade melhor. E isso me satisfaz, mesmo que eu diretamente não tenha ganhado nada com esse governo e reconheça nele vários erros.
    Financiar uma Embrapa na África, criar lá um banco de leite materno para reduzir a morte de crianças, é mais importante do que ter grana para trocar meu carro todo ano.

    O hormônio também me fará sempre apoiar um governo que considero mais comprometido com esses valores.
    Das opções nessas eleições, a coligação que a Dilma representa está menos distante desses valores.
    Mas, como disse Walter Pomar, dirigente do PT, eleger Dilma é condição necessária, mas não suficiente.

    Você realmente não notou que o pais melhorou para muitos? Onde você vive? Pergunte a quem está fora do eixo Rio-São Paulo-Belo Horizonte.

    Alternância no poder? Os gaúchos é que gostam disso...
    Mas é um conceito mais complexo do que trocar de partido a cada 8 anos. Podemos dizer, por exemplo, que o Brasil foi governado durante 500 anos pelo mesmo "partido", ou classe econômica. Ao aprofundar um pouco o estudo da história do país, é difícil discordar disso. Então alternamos... Espero que não dure novos 500 anos.

    E se quer uma alternância mais evidente, alternamos 500 anos de governos movidos a testosterona, por um movido a estrógeno...

    ResponderExcluir
  7. Considero que consegui obter as respostas que estava buscando. Por isto, esta será a última participação no seu blog.

    Entendi como funciona a psiqué de quem votou no PT. Continuo dividindo em três grupos distintos: os malandros que tiram algum proveito, que sejam políticos ou cabos eleitorais, militotos, etc, reprensentam o primeiro grupo. O segundo é formado pelas pessoas de esquerda, esclarecidas, idealistas, teimosas, sonhadoras, e perigosas, porque trabalham ativamente e formam a opinião do terceiro grupo, que são os mal informados e que interpretam um ciclo mundial de acumulação e criação de mercado consumidor como obra do governo x ou y, que tem pouca memória, como um cachorro que só lembra dos últimos 15 segundos, e atribuem toda sua melhoria de vida a um pseudo salvador.

    Falando de economia e consquistas sociais, considero que estamos vivendo um período similar ao do milagre economico, que trouxe crescimento e empregos ao pais. E que aconteceu, sob o jugo do governo militar... Não é curioso? Para mim, só confirma a hipótese da irrelevância de quem está no poder, já que o Brasil está inserido numa macro-economia global que dita regras de mercado que ultrapassam orientações ideológicas domésticas.

    De qualquer forma, percebi como esta discussão é vã. É como discutir futebol, ou religião. Os argumentos que você apresenta mostram bem isso: ser de esquerda é hormonal. Ponto, discussão encerrada. Não estamos falando mais de argumentos racionais. Notei também que é uma discussão até cruel, pois estou tentando tirar de você e de um esquerdista fundamentalista que possa estar lendo estas palavras algo que o define. Qualquer mudança seria devastadora, estamos falando de uma vida de relacionamentos pessoais cunhados entre pares que se entorpecem com a mesma pueril e sintética representação maniqueísta da realidade.

    ResponderExcluir
  8. “Alternância no poder é coisa que gaúcho gosta...” Puxa, isso é bem preconceituoso, não? Sabe que uma menina foi demonizada por ter falado mal de nordestinos no twitter... Ah, tudo bem, só é preconceito contra negros, nordestinos, contra os vitimizados.

    “500 anos de domínio da direita”. Falácia, já tivemos outros governos de centro-esquerda, o próprio PSDB inclusive. E tem mais: vc acha que a elite petista é de esquerda? O que tem em comum um presidente que se deita em lençóis de linho egípsio e veste ternos caros com o populacho? Que deixa a presidência milionário com as empresas do seu filho apoiado pela telefonia móvel que foi privatizada no governo de FHC? Você acha mesmo que eles são outra coisa, que não fazem parte da mesma elite que sempre mandou neste país? Ah, é diferente, o Lula mostra que é possível sim entrar nesse circulo tão restrito. Onde li essa manobra que o governo petista fez? Em Maquiavel?

    Notei que em nenhuma vez você se deu ao trabalho de explicar as trapalhadas do governo Lula, sua aliança com o PMDB, com Severino Cavalcanti, etc. Você já racionalizou isso, é um pequeno preço a pagar pelos 35 milhões que foram tirados da miséria. Um pensamento muito parecido com os eleitores de Maluf, não é? Rouba mas faz... Uma licença poética, não é? Parecida com estacionar em vaga de deficiente, jogar lixo na rua... afinal, todos fazem, porque eu não faria, ou pelo menos viraria o rosto diante de tal comportamento tão repulsivo. Ou vamos negar tudo, é obra da mídia de direita.

    Para terminar, gostaria de dizer que, como brasileiro, espero e torço para que Dilma, amparada nos 82% de popularidade de Lula, consiga finalmente fazer as reforças necessárias no sistema tributário que permita que estes 35 milhões que sairam da pobreza possam encontrar empregos e se sustentarem. Que ela consiga fazer os investimentos em educação e infra-estrutura que o país precisa para continuar crescendo. Torço não de coração, mas com a cabeça mesmo, pois qualquer alternativa a isto seria devastadora para o país.

    A economia é cíclica e este novo milagre económico pode acabar brevemente, a China começa a dar sinais de exaustão, China esta que já se coloca como novo pivô da economia mundial. Nossa alta dependência na exportação de comoditties pode nos colocar numa situação bem dificil, ainda mais considerando um governo que só incha e gasta, achando que o crescimento da arrecadação está dissociado da economia e do sucesso das empresas.

    Vamos torcer, que é o que nos resta. Mas, anote aí, sou cético. Se não fizeram em 8 anos, por que farão agora?

    ResponderExcluir
  9. Preconceito contra os gaúchos?

    Sou gaúcha, meu caro! Basicamente. Meus pais eram gaúchos, grande parte da minha família é gaúcha e meus principais mentores políticos são gaúchos.
    Não sei que interpretação deu à frase, mas os gaúchos são os grandes defensores do conceito de alternância no poder. Não tenho certeza, mas acredito que foram eles que introduziram o conceito na política brasileira. E, como eu disse, o conceito vai bem além da troca de partido a cada mandato.

    Responder pelas mazelas do PT? Faça como eu fiz. Questione a direção do partido. Conseguirá algumas respostas plausíveis. Outras nem tanto...

    Sobre sua convicção da nulidade do papel do estado nos rumos de um país, sugiro, para começar, Delfin Neto. http://www.cartacapital.com.br/economia/falta-informacao
    E para continuar, George Soros e suas entrevistas durante a crise em 2008. Google.

    Outra má notícia: boa pate dos meus amigos são direitosos. Alguns reacionários. Tem até uns poucos da pior espécie, os que tem um belo discurso de esquerda, mas na prática...
    E, pasme! Tem até assinante fiel da Veja!! Que lê o libelo no café da manhã do domingo e recita na segunda...

    Que bom que torce para que o Brasil dê certo. Já somos pelo menos dois. Um de esquerda, outro de direita.

    Que bom que pensamos diferente. O dissenso é mais produtivo que o consenso.

    Que pena que defende suas idéias com tanta agressão e "timidez".

    Se quiser continuar a discussão, fique à vontade, mas terá que sair de tras do toco. Bloqueei o acesso anônimo.
    Nada pessoal... é que gosto de encarar de frente os que me odeiam. Masoquismo? Não. Confissão: sempre vi mais intensidade no olhar dos que me odiaram do que naquele dos que me amaram. Concluo para você, já que não poderá responder: fui mais intensamente odiada do que amada. É verdade. O que não deixa de me envaidecer...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas